Passar para o Conteúdo Principal

Expodemo’19 com prova de vinhos das regiões Dão, Douro e Távora-Varosa

Imagem 1 1024 800
10 Setembro 2019

São 51 produtores representados na prova de vinhos da Expodemo’19. Vinhos das três regiões vitivinícolas que se confinam no distrito de Viseu: Dão (com 17 marcas); Douro (22) e Távora-Varosa (12). Tudo para viajar de terroir em terroir num copo de vinho, numa celebração dos bons encontros.

O programa vínico estende-se pelos três dias do certame. Sexta-feira, dia 13, das 19h30 às 22h30; sábado das 15h às 22h30 e domingo das 14h às 20h. Há, porém, um momento especial com os vinhos e espumantes da região Távora-Varosa. Que momento é esse? Duas provas comentadas no sábado à tarde. Primeiro, às 15h30, com vinhos brancos tranquilos, sob o tema “Vinhos brancos, com natural acidez, intenso aroma e um carácter citrino, brilhante e fresco”, por Ivone Ribeiro, Founder & CEO da Garage Wines, consultora, provadora e crítica de vinhos. E depois, às 16h30, com espumantes e a temática “Vinhas que se encontram entre os 500 e os 800 metros de altitude”, por Rui Coutinho, Enólogo e Técnico da Unidade Laboratorial da Escola Superior Agrária de Viseu.

No espaço das provas estarão a prestar colaboração e apoio alunos do Curso Técnico Restaurante/Bar da Escola Profissional de Moimenta da Beira.

A Expodemo vai ser inaugurada na próxima sexta-feira, 13 de Setembro, às 18h30, em cerimónia oficial presidida pelo Ministro do Planeamento, Nelson Souza. O certame, que se prolonga até domingo, 15 a Setembro, é uma feira de negócios e de cultura, de sentidos e emoções, é a Festa da Maçã, fruto da terra, das raízes e da Luz, que se assume hoje como um relevantíssimo cartaz turístico e cultural de Moimenta da Beira, coração da maçã.

Estima-se que mais de 40 mil pessoas possam visitar o recinto durante os três dias, recinto com cerca de oito mil metros quadrados, todo ele em redor dos Paços do Município, no miolo mais urbano e representativo da vila de Moimenta da Beira. O espaço vai acolher 160 expositores, quatro palcos para mais de 25 espetáculos e mais de 150 artistas. Acresce, este ano, o quinto palco para o “Juntos em Festa”.

Expodemo'19 (topo-imagem)

Patrocinadores

Visualizar programa da Expodemo aqui